Hearts and Minds (Corações e Mentes, em português) é um documentário de 1974 sobre Guerra no Vietnã, dirigido por Peter Davis. Considerado um dos mais importantes documentários políticos da história do cinema, Corações e Mentes levou o Oscar de Melhor Documentário em 1975.
Das cerca de 200 horas rodadas, Davis aproveitou 112 minutos. Apoiando-se em ricas material de arquivo e depoimentos com personalidades políticas, ex-combatentes estadounidenses e sobreviventes vietnamitas colhidos nos anos de 1972 e 1973 - além de inserções de trechos de filmes de Hollywood -, Corações e Mentes procura demonstrar que o militarismo exacerbado e racismo intrínsecos à cultura estadounidense levaram os Estados Unidos ao extenso conflito no Sudeste Asiático. A meta de Davis é investigar os corações e as mentes dos norte-americanos.
O filme expôs as devastadoras conseqüências humanas deste conflito, que matou mais de um milhão de vietnamitas - a maioria civis - e 45 mil soldados norte-americanos. Davis é reconhecido como o primeiro documentarista a dar voz ao "outro lado" da história - no caso a população civil vietnamita, as maiores vítimas. Os efeitos nefastos da guerra sobre os vietnamitas são um dos pontos de fortes da obras, que traz imagens de impacto sobre a dor e a indignação de pessoas que perderam filhos em bombardeios de aviões norte-americanos, ao mesmo tempo a resistência deste povo.
O título do documentário foi retirado de uma famosa frase do presidente norte-americano Lyndon B. Johnson ("A vitória da América dependerá dos corações e mentes das pessoas que moram no Vietnã"). Segundo Judith Crist, crítica e professora de escrita analítica da Universidade de Columbia, Corações e Mentes mudou a história dos documentários políticos.
Fontes:
http://observadoressociais.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/Drean021
_______________________________
Na Wikipedia:
- crítica publicada no jornal Folha de S.Paulo
- crítica publicada no jornal Folha de S.Paulo
- IMDb (em inglês)
- All Movie Guide (em inglês)
- Site (em inglês)
- Ensaio de Judith Crist (em inglês)
- Ensaio de George Herring (em inglês)
- Ensaio de Ngo Vinh Long (em inglês)
- Ensaio de Robert K. Brigham (em inglês)